Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Pesquisa quantitativa: ferramentas online úteis para desenho amostral

Tenho orientado algumas pesquisas em turismo e administração e me deparei com duas ferramentas simples e interessantes. Ambas nos ajudam no desenho de pesquisas quantitativas, como a que estamos iniciando agora com sobre cooperação entre os hotéis de Cabo Verde. Lá queremos cobrir os hotéis das 9 diferentes ilhas. Sabemos que são 236 empreendimentos e decidimos utilizar uma amostra probabilística aleatória.

A primeira serve para calcular, de modo rápido, o tamanho de uma amostra probabilística. Normalmente, nas ciências sociais, utilizamos 5% de erro amostral e 95% de confiabilidade. Com estes parâmetros em mente, e com o número de elementos do seu universo, acesse este site e tenha o tamanho da sua amostra calculado.

Mas lembre-se de que isso só te mostra a quantidade de respondentes necessários para garantir que cobriu uma parcela relevante da sua população ou do seu universo. No entanto, não é este número que garante que ela seja aleatória. É a chance, idêntica para cada elemento, de participar da sua amostra.

Assim, para que a sua amostra seja aleatória, liste os elementos (no caso, hotéis) em uma planilha excel. Desta forma, cada um receberá um número. Agora você está pronto para ir a este site e sortear, randomicamente, o número dos hotéis que devem participar. Basta que você tenha o número de elementos total e irá sorteando. Vá anotando a listagem dos números sorteados até atingir a quantidade da sua amostra, já calculada.

Se quiser zelar por mais precisão, tenha números de reposição, caso aquele estabelecimento não participe da sua pesquisa.

Para o caso do turismo em Cabo Verde, que está disperso em nove diferentes ilhas, estamos considerando desenhar uma amostral por conglomerado também. Ou seja, além de saber quantos e quais hotéis, zelar para que haja uma proporcionalidade entre eles, a fim de que cada ilha esteja representada de modo proporcional ao número total de hotéis que ela tem. Isso muda um pouco os procedimentos, fazendo com que tenhamos que fazer uma regra de três para o total de estabelecimentos e o sorteio dentro da quantidade esperada e dos hotéis de cada ilha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário