Há dois softwares pelos quais tenho tido interesse, já que eles dão suporte a atividades de pesquisa:
Endnote: é um software para gerenciamento de referências bibliográficas, que tenho usado desde 2009.
Pontos positivos: Gosto bastante porque serve para nunca mais ter que ficar conferindo a lista ao final dos artigos e mudando detalhes de formatação de modo "manual" e demorado. Cria uma base de dados com suas referências, o que é especialmente relevante para quem está escrevendo trabalhos longos (dissertação, tese) e que irão se transformar em vários pequenos artigos no futuro, com distintas formatações. Dispõe de muitas formatações possíveis para as referências.
Pontos negativos: É pago. E já ouvi falar de outros que são gratuitos e fazem um excelente trabalho como o Zotero e o Mendeley.
Para o treinamento online, basta se cadastrar aqui.
Nvivo: é um software para tratamento de dados qualitativos, que estou buscando aprender para usar na minha pesquisa sobre cooperação junto a micro e pequenas empresas do turismo.
Pontos positivos: Eles oferecem um treinamento gratuito, básico, em português. E uma ótima assistência técnica e suporte para dúvidas. Ainda não tenho domínio, mas acredito que seja bastante interessante para quem faz pesquisas com análise de conteúdo. Por acreditar no seu potencial, promovemos um treinamento na UnB.
Pontos negativos: É pago e caro. Não é tão simples assim, não faz mágica com os dados quali e precisa se dedicar um pouco para aprender a ferramenta antes de obter resultados.
Para o treinamento, basta se cadastrar aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário