Este estudo foi realizado em 2010 no âmbito do curso de especialização Gestão de Negócios do Turismo, do Centro de Excelência em Turismo da UnB. A publicação é fruto de uma parceria que fiz com Josy Sapucaia e Emil Hoffmann.
O estudo teve como objetivo avaliar as relações de cooperação entre os albergues de Belo Horizonte (MG), sob a perspectiva de que a formação de redes de cooperação está relacionada à geração de vantagens competitivas para negócios e destinos turísticos. A metodologia foi composta por entrevistas qualitativas com proprietários de albergues e atores-chaves da cadeia produtiva do turismo na cidade.
Os resultados mostram que os albergues pesquisados não apresentam nenhuma forma de relacionamento cooperativo, tendo em vista a inexistência de articulação e comunicação entre os proprietários dos empreendimentos. Portanto, a ausência de relações de cooperação entre as empresas investigadas inibe os potenciais ganhos de competitividade esperados das ações de cooperação entre MPE.
Maiores detalhes sobre a publicação poderão ser vistas nos Anais do Anptur, a ser realizado em 30 de agosto de 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário