Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Visita a Harvard University

Visitar a Harvard University é uma grande experiência para um acadêmico. Não apenas porque é considerada a melhor universidade do mundo, mas porque existe todo um clima, um ambiente de estudo, ensino e aprendizagem no ar da linda cidade de Cambridge, onde a universidade fica.

Se for para fazer turismo, vir até aqui já é um programa. Você vê um grande número de turistas passeando, tirando fotos, fazendo compras, indo aos restaurantes. A universidade compreende seu papel como atrativo de fluxos e tem todo um sistema de visitação, um centro de atenção ao turista, mapas, etc. (Achei impresssionante também a quantidade e variedade de souvenirs ligados á marca de Harvard. É tão grande ou maior do que aqueles que achamos ao redor de grandes atrativos turisticos tais como a Torre Eifell, a Sagrada Família, etc.)

Voltando às visitas, há tours gratuitos 3 vezes ao dia em que alunos são os guias. E isso faz parte da agenda social deles. Apesar de cobrir apenas uma parte pequena e mais antiga da universidade em uma hora, é uma visita que vale a pena. Seu ponto alto, para a grande maioria, é tocar o pé da estátua de John Harvard para boa sorte. Para mim o principal foi ouvir o relato de um estudante de lá e ver o vai e vem da vida universitária.

Há diferenças muito marcantes para nós. Uma delas é o fato de que quase todos os estudantes vivem dentro da universidade. Algo bem típico de universidades americanas e nada comum no Brasil. Ao lado do bloco de sala de aulas, há dormitórios dos estudantes. Particularmente intrigante é o fato de que há calouros que moram no mesmo bloco em que a reitora de Harvard trabalha.

Outra grande diferença é o sistema bilionário de doações que a universidade recebe de seus ex-alunos e outros benfeitores. Isso viabiliza a enorme e incrível estrutura que eles apresentam. Ademais, estamos falando de cerca de 6 mil alunos no total. Enquanto na UnB, por exemplo, temos quase 30 mil...

Fui recebida por dois professores da Harvard School of Business durante os dias que passei aqui. Há que se dizer que a estrutura é impressionante, bem como a seriedade dos alunos e dos professores. E concepção da relação ensino-aprendizagem é também bastante diferente da nossa. A HBS não possui graduação, mas sim MBA e Doutorado. No famoso MBA, no qual se inscrevem aproximadamente 9 mil pessoas por ano e são aprovadas 12%, a principal característica é o foco no preparo de tomadores de decisão e líderes por meio do estudo de caso. Eles próprios consideram que esta metodologia diferencia o curso de todo o restante das escolas de negócios do mundo e a coloca em uma posição de destaque.

É sobre o método que irei falar no próximo post.


Nenhum comentário:

Postar um comentário