Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

segunda-feira, 16 de abril de 2018

Razões para empresas de turismo serem responsáveis

Fruto de um projeto internacional, teremos um novo trabalho publicado em 2018 sobre motivos que levam empresas de turismo a serem responsáveis.

Em parceria com pesquisadores de renome da Espanha (Dr. Lluis Garay) e do Reino Unido (Dr. Xavier Font e Steve Jones), fizemos esta pesquisa no Brasil. Ela contou com apoio do Ministério do Turismo, que nos ajudou a mapear um expressivo número de empresas. A partir desta listagem, conseguimos o excelente número de 1.350 respondentes, o que faz desta pesquisa extremamente relevante para compreender o comportamento responsável de empresas de turismo no Brasil.

A partir da análise de resultados, com uso de técnicas de análise de clusters, e em conjunto com a literatura nacional e internacional sobre o tema, conseguimos identificar dois grupos: um que tem foco nos negócios, outro que tem foco nos indivíduos. O primeiro grupo revelou razões inerentes ao negócio, tais como redução de custos e ampliação da competitividade, o outro grupo tem motivos ligados modo de vida e aos valores do indivíduo. O grupo que tem motivações centradas no indivíduo revelou-se maior e com mais implementações das medidas investigadas nos três pilares da sustentabilidade.

Por fim, não houve constatação de diferenças no desempenho financeiro entre empresas dos dois grupos.

Este trabalho foi aceito para publicação na Revista Turismo Visão e Ação no vol 20, ed 3, de 2018. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário