Bem vindo!
Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.
Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.
As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Comentários sobre os periódicos nacionais de turismo
Depois de postar algumas dicas de periódicos nacionais de turismo aqui, trago mais alguns comentários sobre eles, a fim de situar os iniciantes no assunto.
O que estas revistas tem em comum:
1. Todas são consideradas acadêmicas, ou científicas no campo de estudo do turismo.
2. Todas tem acesso gratuito, seja pelo portal de periódicos da Capes ou pelo site próprio.
3. Todas tem um corpo editorial e de revisores muito qualificados, com formação e atuação na área de turismo
4. Normalmente, pedem um cadastro para que se tenha acesso ao material completo
5. Todas recebem material ao longo de todo o ano e lançam edições bimestrais, trimestrais ou semestrais.
6. Todos os artigos publicados passam pelo processo que chamamos de "revisão cega por pares". Ou seja, ao menos dois avaliadores irão ler e julgar o material, fazendo comentários e decidindo se deve ou não ser publicado
7. Todas aceitam material gratuitamente - sim, há revistas internacionais que cobram para que você possa ter seu trabalho avaliado.
Agora vamos ver algumas especificidades:
Caderno Virtual de Turismo - esta é a revista da COPPE, UFRJ. Pode-se dizer que é o periódico nacional de turismo que mais cresceu nos últimos anos, devido à energia e à seriedade de seus editores. Apesar de ser recente, já obtém destaque nacional, uma excelente nota na avaliação da Capes, e oferece publicações diversificadas nos temas e nas abordagens. Tem especial atenção a questões de desenvolvimento.
Revista do Observatório de Inovação do Turismo da FGV - a revista do NEATH da FGV do Rio de Janeiro. Surgiu em 2006 e veio buscando se solidificar como um meio de comunicação acadêmico. Atualmente, perdeu status na avaliação da Capes. Mas segue publicando material de boa qualidade, especialmente ligado a gestão. Tem um tempo curto de retorno para os autores que enviam originais.
Turismo Visão e Ação - a revista ligada ao programa de mestrado em turismo da UNIVALI, há alguns anos, está em um caminho de solidificação. É o segundo periódico de turismo mais tradicional do Brasil e publica temas variados, de gestão de empresas a gastronomia e cultura, e com abordagens metodológicas diversificadas. Tem um processo célere e organizado de revisão de originais, com um tempo médio de retorno aos autores.
Turismo em Análise - é o periódico de turismo mais tradicional do Brasil, com núcleo na USP. É recente sua divulgação em meio digital, que contribui imensamente para ampliar seu impacto, que estava reduzido em função da publicação paga e em papel. Tem uma grande concorrência para publicação e tem um tempo longo de retorno para quem deseja publicar nela.
Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo - a revista da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em turismo vinha apresentando uma presença tímida no cenário nacional, tanto em impacto quanto em qualidade dos trabalhos aceitos. No entanto, desde o ano passado, a dinamização de sua gestão ao lado do incentivo recebido na última avaliação da Capes criam condições para que ela, dentro de poucos anos, alcance o papel de maior destaque entre as nossas publicações acadêmicas de turismo nacionais. Tem um processo organizado de publicação e um tempo curto a médio de espera - que deve crescer em função do crescimento da procura pela revista.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário