Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Turismo de base comunitária: dimensões para aferir seu desempenho

O Turismo de Base Comunitária ainda carece de maior embasamento teórico e evidências empíricas mais sistematizadas. Muitas vezes temos a impressão de que é um tipo de turismo desejado e defendido, mas pouco estudado de forma mais crítica e robusta. Desta inquietação surgiu o trabalho de Nathália Hallack Fabrino, membro do nosso grupo de pesquisa LETS, que propõe em sua dissertação a definição de indicadores para mensuração dos resultados do TBC.

Como passo intermediário nesta busca, Nathália, eu e Elimar Nascimento, refletimos juntos sobre dimensões para aferir o desempenho do TBC. Estas dimensões são ancoradas na literatura, que representa os conceitos e o que se deseja do TBC, a partir da visão de diversos atores envolvidos com o tema. Então, refletimos sobre dimensões que devem ser aplicadas para aferir o desempenho destas experiências reais, sob a perspectiva da sustentabilidade. Isso é o primeiro passo rumo à definição de indicadores apropriados para este turismo.

O artigo foi publicado ontem na interessante Revista Brasileira de Ecoturismo, em sua edição comemorativa pelo Dia Internacional do Turismo. Veja a íntegra aqui.

E será apresentado no Encontro Nacional de Turismo de Base Comunitária - ENTBL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário