Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Políticas públicas nacionais de turismo: o caso Japonês

Ter passado 3 semanas de férias no Japão em fevereiro despertou em mim a curiosidade por conhecer um pouco mais da estruturação pública do turismo por lá. Além disso, com a disciplina de Políticas Públicas de Turismo que estou ofertando na UnB, isso ficou ainda mais interessante.

Então, lá fui eu buscar os planos nacionais de turismo. Há vários documentos da OCDE sobre a política, inclusive análises críticas sobre ela, além de documentos em inglês disponibilizados pelo escritório internacional de turismo do Japão.

Fica claro no plano nacional de desenvolvimento do Japão que o turismo foi priorizado como um dos cinco vetores de desenvolvimento atuais, dentro de um contexto de forte crise. Nestes eixos, capital intelectual, a energia limpa e os serviços estão fortalecidos. E o turismo ganha destaque por possibilitar um desenvolvimento menos concentrador, economicamente e geograficamente, e que auxilia na estratégia de manutenção das pessoas em seus lugares de origem (em lugar do estímulo à migração para os grandes centros urbanos).

Posso falar mais do Japão em outra oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário