Bem vindo!

Seja bem vindo à página da professora Helena Costa.

Aqui você poderá saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas, interesses de pesquisa e publicações. Navegue no menu disponível no topo da página.

As postagens são atualizadas semanalmente, às sextas-feiras.

domingo, 2 de dezembro de 2012

Embaixadores de hospitalidade de Boston: exemplo de ação de cooperação entre empresas aglomeradas em um destino turístico

A organização de empresas ligadas ao turismo pode reverter em ganhos para o destino, o turista e os moradores?

Em Boston existe uma iniciativa muito interessante e bastante inovadora: embaixadores de Hospitalidade e Limpeza que ajudam a ilustrar essa possibilidade. São pessoas uniformizadas que andam pelo centro com informação turística. Se veem um turista perdido, ou procurando por algo, eles oferecem ajuda. Ou seja, superam a barreira de ficarem parados no Centro de Atendimento ao Turista, esperando ser procurados - ainda que em um dia com neve! Eles oferecem ajuda de modo proativo, com suporte de mapas e outras informações, e te fazem sentir muito bem vindo na cidade (sim, eu passei pela abordagem de um deles).

Pelo visto, Boston conseguiu aproveitar o fato de que pedimos informações, muitas vezes, para quem sabemos que conhece bem a cidade: os taxistas, os garis, as pessoas que trabalham na redondeza. E a cidade foi capaz de aliar ambos os serviços: limpeza e informação turística.

E, agora, o mais interessante para tema de pesquisa de tenho desenvolvido: são pagos pelos empresários da área central da cidade - olha aí, uma iniciativa de cooperação entre empresas situadas em um destino turístico e que apresenta ganhos para o destino e para as empresas, gera emprego e melhora a receptividade ao turista. Este é um exemplo, infelizmente ainda raro, de modo a ação conjunta entre empresas ligadas ao turismo pode agregar qualidade ao destino turístico, oferecendo uma experiência simples e única ao turista.

O mais parecido com este serviço, no que diz respeito à proatividade na recepção ao turista, que eu já havia visto foi em Oaxaca, México. Eram estudantes de turismo de nivel técnico que faziam treinamento abordando as pessoas na rua para oferecer o mapa e informações, em cooperação com o Serviço de Atenção ao Turista.


Mas a iniciativa de Boston é diferente. Ela inclui a participação empresarial e comprometimento para a melhoria de uma área, para a geração de emprego e bem estar para quem chega e quem é da cidade


Esta iniciativa dos empresários é chamada BID - Business Improvement District. É uma organização sem fins lucrativos formada por cerca de 500 empresas situadas na área central de Boston. Mas, claro que entre seus objetivos estão a melhoria das condições para seus negócios, a valorização imobiliária da região, a atração de investimentos para a área. São eleitos 30 representantes a cada 3 anos, e cada empresa faz uma doação de acordo com o valor de cada empresa. Assim, o grupo fica diversificado e permite a participação de pequenos negócios e grandes empresas, desde que situadas na área delimitada de 34 blocos na zona central.

Sem recursos governamentais, é um programa mais amplo do que este da hospitalidade. Mas o fato é que consegue oferecer serviços reais aos turistas e demais passantes, incluindo os moradores (especialmente quando se trata da limpeza e de acesso a serviços sociais). Para maiores informações, veja o link. Realmente, um grande exemplo.

Acho que deveríamos copiar isso no Brasil!!

Um comentário:

  1. Helena,
    Achei bastante interessante a proposta acima, ela me lembrou outra iniciativa promovida pela Embratur: http://www.alo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=194999 que li esse mês.
    Acredito que a iniciativa possa vir da esfera pública ou/e privada.
    Muito bacana!

    ResponderExcluir